Simplício explica: assistente de partida em rampa

Fonte: Renault.

Conhecido também como Hill Holder, o assistente de partida em rampa é um recurso de conforto e tranquilidade para o motorista em situações comuns, quando o veículo é parado em um semáforo ou intercessão em subidas íngremes. Quando chega o momento crítico em que a gravidade naturalmente começa a levar o carro para trás, o sistema mantém o carro parado e evita que o mesmo ande para trás até que o torque gerado pelo motor seja suficiente para movê-lo adiante.

O assistente de partida em rampa se utiliza de dados de sensores de velocidade das rodas, sensor de ângulo (inclinação) e sensor de torque. A ECU (módulo de comando do motor) recebe e processa os sinais e parâmetros enviados pelos sensores e decide o momento certo em que os freios devem ser aplicados, mantendo o veículo estacionado e/ou preparando-o para a partida em razão dos cálculos de torque necessário para movimento e inclinação do terreno.

 

Fonte: mycardoeswhat.org

O cálculo de resistência (arraste) ao movimento é realizado graças a seu software que tem parâmetros pré-estabelecidos, detectando o momento exato em que o sistema deve entrar em funcionamento. A central envia um sinal eletrônico aos atuadores do freio que convertem o sinal elétrico em movimento físico, então as válvulas do ABS são acionadas por alguns segundos, até que o motorista consiga arrancar o veículo.

Fonte: Mitsubishi

Nos veículos elétricos e híbridos o motor elétrico é acionado no lugar dos atuadores dos freios e aplica torque suficiente no sentido contrário, impedindo que o veículo desça quando parado em regiões íngremes. 
Assim, quando o motorista pisa novamente no acelerador, o módulo recebe novos parâmetros e identifica que o motorista solicitou o deslocamento, recalculando a resistência ao movimento e torque necessário para o veículo andar. 

O sistema garante segurança no trânsito das cidades além de tranquilidade e conforto para o motorista, evitando colisões e possíveis prejuízos. Haja vista que o sistema controla os freios, evita desgaste desnecessário de peças como a embreagem e o freio de mão, ajudando também na economia de combustível.

Toda via, o sistema não exime o motorista de cautela, já que após de 3 segundos ele é desativado, devendo o motorista assim arrancar o veículo antes desse período de tempo.

 

Fonte:

Leia também

Atualização 2019/3 - Manual Electra

Atualização 2019/3 - Manual Electra

17/10/2019

  Abaixo você confere os modelos inseridos listados nos manuais Electra da Linha Leve, listados por montadora: FORD Ecosport 1.6 Flex a partir de 2009 – (UPGRADE) Ecosport 2.0 Flex a…

Saiba mais
Atualização 2019/3 – Manual Códigos de Falhas

Atualização 2019/3 – Manual Códigos de Falhas

07/10/2019

  Abaixo você confere a lista completa dos veículos inseridos nos manuais de Códigos de Falhas, na atualização 2019/3:   CHEVROLET Agile 1.4 8v Flex de 2010…

Saiba mais
Simplo Manuais Técnicos Automotivos